O termo pode não ser tão familiar, mas você provavelmente conhece o resultado. Ele foi uma das grandes tendências do webdesign em 2012 e mesmo assim tem gente que fica em dúvida quanto a o que exatamente é o tal efeito paralaxe.

Paralaxe é uma técnica usada para dar noção de profundidade a uma cena. Ou conforme a Wikipedia [sem acento porque foi da EN] em uma definição mais teórica...

Paralaxe é um deslocamento ou diferença na posição aparente de um objeto visto ao longo de duas linhas diferentes de visão.

Se você se deslocar enquanto olha para um determinado objeto, vai perceber que os objetos ao redor também vão sofrer um aparente deslocamento que varia conforme a distância. Quer um bom exemplo? Dá uma olhada na imagem aí do lado. O tão falado paralaxe já estava nos jogos da Nintendo desde o Super Mario World de 1991 [valeu Gustavo Stolzenberg pela correção].

Se você ficou tentado a brincar de paralaxe, existem alguns plugins que podem facilitar sua vida. scrolldeck.js, stellar.js e jparallax são alguns que vale a pena conferir. Você também pode dar uma olhada no código do Parallax Sandwich que eu fiz como exemplo lá no CodePen.

Resumindo... Não confunda animação disparada por scroll com paralaxe! A regra é: Animação com scroll é interessante, mas só o paralaxe é profundo. [Nooossa]

Leia um pouco mais sobre paralaxe e stellar.js neste artigo do Tableless.